Fuga de reclusos, 25 de dezembro de 2024: autoridades ainda não revelam quem são os fugitivos.
No dia 25 de dezembro de 2024, uma evasão (fuga de reclusos), em larga escala ocorreu na Cadeia Central de Maputo e na prisão de máxima segurança conhecida como B.O., resultando na fuga de 1.534 detentos. Apesar da recaptura de uma parte significativa dos fugitivos, os nomes dos reclusos ainda permanecem desconhecidos para as famílias e para o público. Esta situação vem causando grande preocupação, principalmente porque algumas famílias até hoje não sabem o paradeiro de seus parentes presos.
Durante a fuga, confrontos violentos entre os reclusos e as forças de segurança resultaram na morte de pelo menos 34 prisioneiros, segundo dados oficiais. O Centro para a Democracia e Direitos Humanos (CDD) revelou que entre os recapturados, 70 foram executados pela força policial, em operações usando o Grupo de Operações Especiais (GOE) e outras unidades policiais, o que levanta pedidos por investigações independentes em relação às execuções extrajudiciais.
No dia seguinte à fuga, parentes que compareceram às prisões buscando seus familiares foram direcionados ao Hospital Central de Maputo, onde encontraram alguns feridos e muitos corpos não identificados na morgue. O CDD exige uma apuração rigorosa dos fatos para responsabilizar os envolvidos e evitar que casos semelhantes voltem a acontecer.

As autoridades relatam que a fuga foi precedida por manifestações externas que teriam provocado uma agitação interna, culminando na ruptura de muros e na facilitação da fuga. O Comandante Geral da Polícia da República de Moçambique, Bernardino Rafael, qualificou o evento como uma ação premeditada de grupos subversivos que tentaram libertar os reclusos. Até o momento, o Serviço Nacional Penitenciário e as Forças de Defesa continuam as operações para recapturar os fugitivos e reduzir o potencial aumento da criminalidade na região.
Esse texto reescrito mantém os principais fatos e forma uma narrativa clara, respeitando princípios de SEO como uso de palavras-chave relevantes (evasão, reclusos, Cadeia Central, B.O, Maputo, recaptura, mortes) e estrutura informativa. Caso queira, posso otimizar mais para SEO com títulos adicionais, meta descrições ou links internos. Deseja seguir com esse foco?


